A Pedagogia Progressista assumida pela Educação Vicentina visa a apropriação do conhecimento acumulado historicamente pela humanidade que, ao ser mediado pelo/a educador/a, promove a construção do conhecimento por meio de uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida. A instituição educacional é vista como um local onde o conhecimento é sistematizado, socializado e mediado de forma não fragmentada, vinculado à realidade, proporcionando a ampliação das possibilidades culturais dos/as educandos/as. A ação pedagógica, por conseguinte, busca promover a prática de investigação, pesquisa, ensino e engajamento social, num processo criativo e dinâmico.
Entendemos que todo conhecimento tem como objetivo despertar e potencializar o que há de melhor no ser humano e, a partir dele, contribuir para uma existência de sentido, em sintonia com a comunidade humana e com o planeta. Consequente a isso, opta-se pela utilização da Metodologia Interacionista, na qual o/a educando/a é sujeito de seu processo de aprendizagem, de forma a problematizar, questionar e construir as relações entre educando/a, educador/a e o meio. Tem-se como ponto de partida estimular o/a educando/a para que realize suas descobertas pessoais e científicas, organize o seu pensamento, estabelecendo relações entre os conhecimentos que já possui e os novos, com a implementação de ações concretas e de conteúdos conceituais em cada área do conhecimento.
A aprendizagem escolar, nesta perspectiva, aparece como o resultado de uma interação entre três elementos: o/a educando/a, que constrói os significados; os conteúdos de aprendizagem pelos quais o/a educando/a constrói tais significados; e o/a educador/a, que atua como mediador/a entre o conteúdo e o aprender do/a educando/a.
Desse modo, a apropriação do conhecimento científico, tecnológico, humano e espiritual acontece através de um ambiente de união, corresponsabilidade, diálogo, autonomia, liberdade e amor, em que se trabalham conjuntamente os valores do Carisma Vicentino – Educação Humana e Cristã, o Diálogo e Respeito e a Sustentabilidade.
(Fonte: Projeto Político-Pedagógico Instituições Educacionais Vicentinas - 2014)